RELEASE

 * A relação de todos os  albuns gravados ,  
para ouvir  clicar ao lado   >

Roberto - Jane - Sidney
Paulistas da região de Sorocaba/Tatuí,
são irmãos e cantores.
Começaram carreiras artísticas separadamente.

Roberto - baixo/ barítono - cantor, músico e compositor, teve o seu começo de carreira, como crooner de orquestra, passando depois para casas noturnas especializadas em bossa nova e MPB nos anos 60.

Jane - soprano - cantora , começou carreira como crooner de orquestra , depois fez parte dos grupos de Ely Arcoverde e de Hermeto Paschoal, no famoso “João Sebastião Bar, reduto da Bossa Nova na década de 1960,

Sidney - barítono/tenor- cantor, músico, arranjador, compositor e o responsável pela harmonização de Os 3 Morais.
Começou a carreira, como crooner de orquestra na década de 50, depois participou de vários grupos vocais, incluindo o famoso Conjunto Farroupilha, com qual viajou por vários paizes (EUA, Europa e América do Sul), divulgando a MPB

O Grupo Vocal Os 3 Morais, foi formado em 1965, com a participação do maestro Laércio de Freitas “o Tio”, que já freqüentava a casa deles na época vocalizando a música  Primavera de Carlos Lira.
Devido a boa sonorização , foram então ,sem compromisso canta-la no programa do Fausto Canova ( RadioTupi). Foi um sucesso.

A linha vocal que Sidney Moraes idealizou  para este Trio, foi inovadora , é um trio que as vezes  timbra com som de quarteto, pois a quarta voz é dada pelo violão e a sonoridade perfeita só se conseguiu por serem os três , irmãos.
 
Os 3 Morais, começou também na mesma época, sua carreira profissional na publicidade, gravando jingles e trilhas para Radio e Tv.
Ao mesmo tempo, fez uma seleção de Bossa Nova e começou a participar de todos os programas de radio e televisão : BO 65 (Walter Silva), Móbile e Poder Jovem (Fernando Faro), Edu Lobo , bem acompanhado (Goulart de Andrade), Dick Farney Show, enfim todos os programas da TV Tupi, especializados no melhor da MPB.

Nessa época, Ely Arcoverde, compôs a música Sambachiana, harmonizou em três vozes , para que Os 3 Morais pudesse canta-la sem letra em ritmo de bossa nova, aderindo ao estilo do grupo vocal francês Les Swingle Singers .
Foi assim que nasceu o estilo marcante adotado pelo grupo, que fez com que fosse considerado o trio vocal, mais afinado do Brasil.
Os 3 Morais começou a mostrar os arranjos vocais em reuniões de músicos, sendo ouvidos então pelo Zimbo Trio, que os levou para a TV Record, onde foram contratados e começaram a participar de todos os musicais da época: ‘ Para ver a Banda passar’ com Chico B. de Holanda e Nara Leão, ‘Programa Wilson Simonal’ com o Jongo Trio e logicamente ‘O Fino da Bossa’ , onde se transformaram na menina dos olhos de Elis Regina.
Nesta época os 3 Morais, gravaram  um LP de música brasileira e música americana todo cantado em inglês , com balanço de Bossa Nova , que foi lançado somente no exterior, contratados pela gravadora Capitol Record’s, com o nome de Os 3 Brasileiros.
Participaram de todos os festivais da época , entre Rio de Janeiro e São Paulo , sempre com muito destaque.
Foi o grupo os 3 Morais que lançou atravéz de festivais de músicas, grandes autores, que ficaram famosos : Egberto Gismonti, Eduardo Gudin, Tom Zé, entre outros; Teve grande destaque com a música -O Sonho- de Egberto Gismonti e -Choro do amor vivido -de Eduardo Gudin .

O grupo Vocal Os 3 Morais , participou do 2º disco de Chico B.de Holanda onde gravou as músicas “Noite dos Mascarados” e “ Hoje o samba saiu”e
Neste mesmo disco, a música “Com açúcar e Com afeto”, com o solo de Jane Moraes, gravação esta ,que se tornou insuperável.
Só para se ter a idéia da importância deste trio, além de gravar discos próprios, participou com destaques das gravações e shows de grandes artistas como Eduardo Gudim, Johnny Alf, Baden Poweel, influenciando o meio musical durante sete anos.
Os 3 Morais, durante a década de 65/72 gravou muitos compactos simples e duplos, com seus lançamentos importantes, a maioria de suas participações nos grandes festivais de musicas da época,sendo que em um deles consta a música “O Sonho” de Egberto Gismonti .
Gravaram também os seguintes LPs:

Os 3 Morais - (1966) volume I *  ouvir   - clicar ao lado >
Os 3 Morais - (1967) volume II * ouvir - clicar ao lado >
Os 3 Brasileiros - (só para o exterior) ( 1968) *ouvir - clicar ao lado >
O s 3 Morais -( 1971) no momento o único em Cd, lançado pela AmazonsRecord’s , 
no exterior e pela Net. * ouvir -clicar ao lado >
Os 3 Morais - ( 1973 ) novo formato, com a Cantora Rosana - *ouvir  clicar ao lado > 
Os 3 Morais - ( 1978 )  novo formato , com a a participação da cantora Vera Lucia - *ouvir clicar ao lado> 
Os 3 Morais -(2008)  com o formato original...Cd"Bossa Nova, uma historia em 3 vozes"em comemoração aos 50 anos da Bossa Nova , pela gravadora Zanbrasidic - * ouvir clicar ao lado
Os 3 Morais, interrompeu a carreira em 1972 ( época negra da MPB), por falta de espaços para apresentarem um bom trabalho.
Roberto
- retomou sua carreira de cantor solista e gravou na gravadora Som Livre o LP Roberto Morais “Serestas com Amor”, com produção de Sidney Morais e fez shows em vários clubes e casa noturnas.

Jane – fez carreira em música popular, com a dupla Jane & Herondy com muito sucesso, junto ao grande público , ganhando vários discos de ouro e platina e fazendo sucesso até os dias de hoje. Voltou em 1992 em carreira solo, já como Jane Moraes e o seu Clube da Bossa, apresentando em shows de jazz e bossa nova em Teatros , Clubes e Casas especializadas neste estilo.
Sidney, alem de produzir os discos de OS 3 Morais , também produziu discos para outros cantores,: “Secos e Molhados”, o primeiro disco solo de ‘Ney Matogrosso’, o primeiro disco de ‘Belchior’ e de ‘Silvio Brito’, também de ‘Tom Zé’ ,’Paulinho Nogueira ‘, ‘Johnny Alf’, entre outros.
Em 1978 , assumiu o nome de Santo Morales, gravando em espanhol vários discos lançados simultaneamente no Brasil e exterior, onde vendeu e continua vendendo milhões de copias, que também lhe valeram vários discos de ouro e platina.

No ano de 2005 , o Grupo Vocal Os 3 Morais, retornou ao meio artístico , com a participação no vídeo “Bossa Nova , aqui tem”.
Um documentário de Débora Veríssimo, premiado pela Petrobras, sobre a passagem do Movimento da Bossa Nova em São Paulo .
Os 3 Morais também gravou o programa da Tv Cultura “Ensaio” produção de Fernando Faro, onde o trio conta toda sua trajetória musical.
Aproveitando estes acontecimentos o Grupo Vocal Os 3 Morais lançou um  Cd em comemoração aos "50 anos da Bossa Nova" pela gravadora Zan-Brasidisc com gravações inéditas feitas na década de 65/72.
Neste Cd , está a gravação feita ao vivo do show intitulado :
“Bossa Nova...Uma Historia em Três vozes” , onde Os 3 Morais em uma seqüência de musicas de Antonio C.Jobim /Vinicius deMoraes /Carlos Lyra/ Menescal e Boscoli, contam uma historia musicada , com diálogos, explicando todo o movimento musical que originou a bossa nova.
 Os 3 Morais, também neste CD, musicas que continuam a fazer parte de seu repertorio ao longo desses anos: Bachianinha nº 1( Paulinho Nogueira) ,A Banda ( Chico B. de Holanda), Travessia ( Milton Nascimento), entre outras.

Nenhum comentário: